AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

segunda-feira, outubro 31, 2005

Primeiras letras

.

Duas preciosidades que guardo com devoção:
os meus dois primeiros livros, oferecidos pela minha mãe quando eu não tinha ainda entrado para a escola primária.
Lembro-me bem de estar em casa a brincar com Lego. Ela chega e no meio de mimos e beijos e todas essas coisas de mãe, dá-me um embrulho. Aceitei todo contente e mesmo não sabendo ainda ler, vibrava com a narração feita pelos pais. Mais tarde foram as minhas primeiras leituras "a sério".
Agora olho para eles e vejo até onde me levaram essas primeiras linhas, de romance em romance, pelo meio de piratas, assistindo a duelos, conquistas, enredos de espiões, histórias de amor... Relembro todas as capas que me passaram pelas mãos, todas as prosas, os heróis e os vilões, contos fantásticos, as tragédias, as comédias, o vazio que fica no fim de cada livro especial...
Ler é um vício saudável, tal como escrever. E tudo nasceu nestas páginas infantis.
E vocês, lembram-se dos vossos primeiros livros?