AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

quarta-feira, julho 06, 2005

Da Hipocrisia

"Hipocrisia - Fingimento; Falsa aparência; Aparência calculada de qualidades que não se possuem."

Está reunido o G8. Os oito países mais ricos do planeta. E vão deliberar sobre o perdão da dívida a países do terceiro mundo, sobre formas de os ajudarem a desenvolver, de lhes acabarem com as misérias, de os fazerem acreditar que um dia deixarão de pertencer a esse terceiro mundo pobre e andrajoso.
Mas onde está a verdade do gesto? Até que ponto os países mais poderosos têm genuíno interesse em ajudar os países mais desfavorecidos? Nesses países ditos "pobres", a doença impera, a guerra é uma realidade quotidiana, a fome é real e duradoura e os direitos humanos são praticamente inexistentes. E todos os anos, nesta reunião de gente rica e poderosa que se junta em locais de sonho, são propostas novas medidas, são criados novos fundos, são discutidas as causas, são estudados os efeitos e são planeados métodos de intervenção. Ao mesmo tempo, estes mesmos países ricos fazem grandes negócios vendendo armas, explorando o sub-solo, devastando florestas, desrespeitando a desgraça dos outros em benefício próprio. É isto a solidariedade? É isto o Humanismo?
O terceiro mundo nunca poderá ter grandes aspirações a deixar de o ser, enquanto o resto do mundo puder lucrar alguma coisa com o estado actual das coisas. E sempre com a conivência de quem nesses países é poderoso - normalmente um ditadorzeco fantoche de outro qualquer governo mais poderoso, que não tem qualquer problema em ver o seu povo sofrer enquanto no seu palácio a luxúria abunda. É NOJENTO !
Veja-se o caso de Angola: tido como um país sub-desenvolvido, é inquestionavelmente um dos países com mais potencial de riqueza em todo o mundo. Tem ouro, petróleo, carvão, diamantes, madeiras, um mar imenso e um território vastíssimo. E tem também a população a morrer de fome e um presidente que consta na lista das maiores fortunas do planeta. Que dizer quando se fala em perdoar a dívida a este país? Que dizer quando todos os dias nos pedem esmolas e contributos para ajudar a combater a miséria neste país?
O mundo, a "opinião pública", deveria estar mais empenhada em substituír governantes do que em enviar ajuda para muitos destes países. Porque o problema é de gestão; é de exercício de poder, seus excessos e abusos. É revoltante assistir ao sofrimento de pessoas inocentes enquanto a classe política, que as deveria proteger, se pavoneia alarvemente, ostentando luxos e riquezas muito pouco naturais.
Por isso, toda esta história de ajudar os coitadinhos dos países pobrezinhos soa a hipocrisia, a corrupção e farsa, a interesses escondidos.
G8 até pode ser uma boa abreviatura para Ganância a 8 ...