AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Em 1895, Joshua Slocum partiu de Boston num pequeno veleiro construído por si, para uma viagem solitária à volta do mundo. Foi o primeiro e a sua epopeia é um clássico das histórias de marinheiros.
Em 1989, Manuel Martins tornou-se o primeiro português a igualar a façanha de Slocum. Foram precisos quase cem anos para ver um português nestas andanças - tremenda ironia para uma pátria de descobridores.
Agora, dia 25 de Agosto de 2007, Genuíno Madruga, português da ilha do Pico, zarpará para a sua segunda circum-navegação como navegador solitário.
Genuíno Madruga é já parte da história marítima do nosso povo, ao ser o segundo português a navegar como solitário numa viagem à vela à volta do mundo. A sua primeira viagem foi realizada entre Outubro de 2000 e Maio de 2002 e teve enorme impacto na comunicação social. À chegada ao porto da Horta, eram milhares as pessoas que saudavam o regresso de Genuíno a bordo do seu Hemingway. Houve festa, houve homenagem; houve entrevistas e encontros e muita emoção.
Cinco anos depois e sempre com o bichinho da partida, o Hemingway soltará amarras das Lages do Pico rumo ao Sul, para mais dois anos no mar. Lá estaremos em 2009 à sua espera, para o saudar como grande navegador e aventureiro que é.
A quem quiser seguir a aventura, pode fazê-lo aqui

1 Comments:

  • At 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vou seguir a aventura. O que este país mais precisa é de gente assim sem medo do escuro!

     

Enviar um comentário

<< Home