AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

terça-feira, agosto 28, 2007

O lugar das coisas

Todas as coisas têm sítio próprio.
Os pratos no armário, a roupa em gavetas, fotografias em albúns.
Sobra comida: coloca-se em pequenas caixas de plástico, dentro do frigorífico.
Uma vassoura, um esfregão: num canto onde não estorvem, mas onde estejam à mão.
Até o lixo tem sítio próprio; os plásticos, o papel, o vidro...
Todas as coisas têm o seu lugar. Um lugar onde fazem sentido, sem que se notem deslocadas.
Também as pessoas, as ideias e os sentimentos.
Os sentimentos, mais ou menos escondidos, têm lugar no coração. E as ideias arrumam-se na nossa cabecinha, em pastas e sub-pastas, organizadas ao estilo de cada um. Quanto às pessoas, o género Humano é versátil e facilmente integrável em quase toda a parte. No entanto, cada um de nós sente, no seu íntimo, o lugar onde pertence.
Gosto de tudo compartimentado, arrumado. Etiquetado e catalogado como num inventário de museu. Não gosto de confusões nem de coisas pouco claras e fora do sítio. Por isso me causa espécie ver os atropelos diários à minha volta, em que coisas, pessoas, sentimentos, esbarram uns nos outros sem qualquer tipo de sentido lógico. Palavras ditas fora de tempo, atitudes incorrectas, alguém que está onde não devia. Há falta de arrumo interior, noto-o. Falta de interiorizar que cada coisa tem o seu devido lugar no tempo e no espaço, e que fora desse tempo e desse espaço, deixa de fazer sentido. Pode até tornar-se proibitivo!
As crises de meia-idade potenciam isso: Ideias desarrumadas, sentimentos que não encaixam e algumas frustrações abafadas, explodem e convergem numa qualquer tontaria inconsciente. E depois... alguém apanhe os cacos.
É por isso que gosto da casa arrumada. Tudo no seu lugar: as panelas, os papéis, o calçado e a roupa suja; saber onde pertenço e onde arrumei os sentimentos. Porque esses, quando estão espalhados, é onde mais se escorrega...
.
.

1 Comments:

  • At 4:00 da tarde, Blogger panamá said…

    Sim, sim, minha jóia! Arrumadinhos e com direito a um arquivo morto, preferencialmente! Eheheheh! Beijocas!

     

Enviar um comentário

<< Home