AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

terça-feira, agosto 26, 2008

...de tal modo, que a carga é usualmente suportada por um complexo sistema estrutural envolvendo elementos verticais e horizontais, ligados entre si de forma a garantir equilíbrio estático, ao mesmo tempo que se garante a segurança à rotura de qualquer dos elementos.
Esses elementos, diferentes (ou não) na sua constituição, permitem uma tal distribuição de cargas sobre todos eles, que nenhum deles romperá; os mais resistentes suportarão maiores valores. Os menos resistentes suportarão valores menores. O que importa, no entanto, é a homogeneização estrutural do todo, que é muito mais que a simples soma das partes.
Se a viga beija o pilar, transmitindo-lhe todo o peso por si suportado, e se este tem a capacidade de por si resistir sem deformar, resta esperar que as fundações cumpram o seu dever de aguentar sem romper. E isso é toda a magia das coisas, transmissão de forças descarregadas de elementos para elementos, até às fundações. Tudo funciona quando o todo resiste. Se uma das partes cede, o edifício cai em cacos, porque incapaz de resistir à Lei da Gravidade, o que é grave.

1 Comments:

  • At 1:27 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Olá!
    Estou plenamente de acordo com teu pensamento de vida. Pena que só vejamos edifícios a ruír...a ruír, tudo por culpa de um pilar, que a maior parte das vezes cede por não querer reconhecer que faz parte de uma estrutura.Felicidades, e que o edifício que estás construindo se mantenha de pé resitindo às etempérides naturais de mistura de materiais diferentes mas que juntos formam uma liga que poderá resistir às maiores catástrofes.

     

Enviar um comentário

<< Home