AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

domingo, junho 10, 2007








Sinto uma atracção fatal por tudo o que é objecto Kitsch. Esse universo de santinhos de barro e vasos com flores de plástico, forrado a papel de parede de gosto duvidoso onde imperam os sofás cobertos por naperons das melhores rendas... E o quadro famosíssimo do Menino da Lágrima, o dálmata de loiça, as miniaturas de cobre, cristal e porcelana... O Galo do Tempo a mudar de cor e a santinha que brilha no escuro. Todos estes objectos, em alguma altura das nossas vidas, já nos foram apresentados. Toda esta pimbalhice pirosa faz parte do universo Kitsch português, tal como o Elvis é presença em todos os lares do Alabama ao Tennessee. Com o passar dos anos, parece-me que até nós, portugueses, estamos a afastar-nos do nosso passado folclórico. Mas reparo que há uma onda nostálgica e revivalista que não deixa morrer certos ícones da nossa cultura, e isso também me agrada. Afinal, é sempre saudável brincar com o ridículo. Objectos destes são sucesso garantido! A alegria de qualquer lar




5 Comments:

  • At 8:14 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sim talvez..só se for uma versão "in" da foleirice, como talvez um galo do tempo que fica azul fluorescente com a humidade e tem uma crista à Robby Williams

     
  • At 10:52 da manhã, Blogger Branca said…

    Adorei o "kit casório!" Especialmente o galo, que se a memória não me falha, a última vez que vislumbrei um, foi numa "excursão" na 4ª classe a Conímbriga..

     
  • At 6:16 da tarde, Blogger putoxarila said…

    Gosto particularmente da santinha que brilha no escuro. Faz-me lembrar aquelas luzinhas de presença para acalmar as crianças com medo do escuro...mas numa versão mais beata.

     
  • At 9:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Fica link em defesa dos galináceos (de Barcelos e não só):
    http://bp0.blogger.com/_enpHNDm8C08/Rn1HQOixNhI/AAAAAAAAAJo/2JRGQxODeTE/s1600-h/portogalo.jpg

    Quanto às "Nossas Senhoras" não há defesa possivel.
    No mesmo site tb há versão Sto Antonio às 'mil cores':
    http://goma386.blogspot.com/

    Esta é a tal onda nostálgica disfarçada com a erudição do design.
    O fariam eles com um naperon?

     
  • At 3:48 da tarde, Blogger Wonderm00n said…

    Alguém sabe onde arranjar um desses dalmatas em louça? Necessito de um urgentemente.

    wonderm00n AT gmail.com

     

Enviar um comentário

<< Home