AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

quarta-feira, janeiro 10, 2007


Há alturas na vida de uma pessoa, em que tem de se arregaçar as mangas e meter mãos à obra.
Certas encruzilhadas não se resolvem no comodismo da inacção. A situação não evolui se não tiver um impulso forte e decidido, e por vezes esse impulso tem de ser dado mesmo sem garantias do que se vai encontrar pela frente.
Há quem se fique pela estagnação, resignando-se aos factos presentes e sem confiança no desconhecido. Mas a estagnação incomoda. A estagnação é inimiga dum espírito livre; é a grilheta do pensamento. A estagnação, o hibernar da mente e a falta de acção, não se coadunam com a ambição, intelectual e material. Sensorial. E este Diab'Alma estava a caír num estado de letargia que começava a fazer comichão nos neurónios.
Por isso arregacei as mangas e vou arriscar.
Como me ensinaram um dia: "Em situação de crise, mais vale decidir erradamente do que não decidir."
Falo de futuro profissional, de emprego, trabalho, ocupação. Mas podia enquadrar estas palavras em assuntos de amor ou no mundo dos negócios.
O ímpeto é tudo. O querer evoluír, a busca da satisfação, da condição ideal de vida, são aspectos que envolvem grande dose de paixão. Porque sem essa paixão que acenda o rastilho, o mais certo será ficar a babar sentado num sofá, enquanto passa mais uma novela na tv...