AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

terça-feira, outubro 17, 2006

L' eau


A água é fonte de vida, todos sabemos.
Para a sobrevivência das espécies, para a sobrevivência dos humanos, é necessária a existência de água, todos sabemos.
O que pouca gente sabe, é que dentro de poucas décadas a água será um bem tão escasso como o petróleo. Acontece que sem petróleo, o mundo pode abrandar mas não morre. A falta de água potável vai levar a grandes catástrofes, se o rumo dos acontecimentos não for invertido.
Um estudo feito pelo Centro Hadley para o Prognóstico e Pesquisas sobre o Clima, no Reino Unido, indica que aproximadamente um terço do planeta será deserto em 2100. O índice de seca extrema, que actualmente se situa nos 3%, será nessa altura de 30% !!!
Existem já vários estudos sobre o agravamento desta situação, e todos indicam a desgraça iminente. Há países apostados em assegurar grandes reservas de água, manipulando o curso dos rios, construíndo barragens, tratando cada vez mais águas residuais que se tornam depois próprias para determinados fins. Portugal não foge à regra, e existem planos hidrológicos de forma a garantir o abastecimento de água às populações e actividades consumidoras de água. Mas isso só não chega. É preciso educar no sentido de poupar água. É preciso ensinar, não só crianças mas principalmente os adultos, a uma boa prática da utilização da água. Coisas tão banais como lavar a loiça, despejar um autoclismo ou tomar um banho, têm de ser pensadas e optimizadas de forma a gastar o mínimo possível.
Estima-se que num futuro próximo, comecem a surgir, um pouco por todo o globo, guerras por disputa de água. Haverá migrações massivas dos campos para os grandes centros urbanos. Morrerão milhões de pessoas devido à falta de água potável. Não será altura de começarmos a pensar a sério no assunto?

1 Comments:

  • At 5:08 da tarde, Blogger panamá said…

    pronto, não batas mais no ceguinho! foi só um desabafo momentâneo. Mas tens imensa razão, minha jóia. Tudo parte do uso racional e optimizado deste bem precioso. Temos que fazer frente à geração "torneira", a qual, por via de a abrir, tem certo que a água sempre correrá. É educarmos no sentido de fazer com que esta geração entenda que um dia, que poderá não estar assim tão longe, a água pode não surgir alí...onde sempre esteve.

     

Enviar um comentário

<< Home