AlmArdente

De tudo se fala do que possa habitar uma qualquer alma humana. Os amores e desamores, as artes e os vícios, os prazeres e as dores. Intensas banalidades, para miúdos e graúdos.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Queijo da ilha de São Jorge

À conta deste pitéu, engordei quase três quilos neste mês de Agosto!
Verdadeira pérola açoreana, entrou em todas as refeições como aperitivo e acompanhamento.
Até ralado sobre as massas, como o esparguete, é deliciosamente superior ao parmesão e todas essas italianices. Experimentem e verão.
Mas sobre o verdadeiro Queijo da Ilha, há que dizer o seguinte: este queijo é actualmente fabricado em quase todas as ilhas dos Açores. Mas em todas elas, há diferenças de micro-climas que influenciando os pastos que alimentam o gado, vão intervir directamente nas características do queijo. O verdadeiro Queijo da Ilha, tal como foi originalmente fabricado, é o de São Jorge. Acontece que há por aí muito queijo a ser vendido, rotulado de Queijo da Ilha. Lá da ilha, é ele; mas não é de S. Jorge.
Em S. Jorge existem nove cooperativas de lacticínios. A Cooperativa Leitaria Manadas produz um dos melhores Queijos da Ilha, sendo que é a segunda cooperativa de lacticínios mais antiga do país, tendo sido fundada em 1931.
Há queijos mais duros, outros mais moles, uns mais picantes que outros... Eu gosto deles todos. E aproveitando a viagem, fui à fábrica e comprei um queijinho com dez quilos. Sempre dá para umas semanas ...

5 Comments:

  • At 3:16 da manhã, Blogger 3M said…

    uauuuu!!! Era capaz de morrer a comer desse queijo.........

     
  • At 4:40 da tarde, Blogger panamá said…

    MAU, MARIA! iTALIANÍSSES UMA OVA, CERTO? HM? BEM! EU AMO QUEIJO, DE TODOS E MAIS ALGUNS E AMO O DA ILHA TANTO COMO O PARMESÃO...ERA CAPAZ DE FICAR TOTALMENTE COLESTRÓLICA EM POUQUÍSSIMO TEMPO! NÃO ME FARTO, NÃO ME ENJOO! E AGORA...VEJA LÁ SE VAI FAZER INVEJA PARA OUTRA ESQUINA, SIM? EHEHEH! MUITOS E MAIS BEIJOS, DA TUA CHAPELEIRA!

     
  • At 4:40 da tarde, Blogger panamá said…

    ONDE DIGO ITALIANISSES, DESDIGO ITALIANISSES E DIGO ITALIANÍCES! PRONTO. OUTRO BEIJO...

     
  • At 1:05 da manhã, Anonymous Sonia said…

    Agora que estou em Portugal a passar férias, posso-te dizer que o Queijo da Ilha foi a primeira compra alimentar para matar saudades! Sou completamente viciada no queijo e com vinho tinto... é uma perdição!!!
    Beijinhos com alguma "inveja" dessa tua compra,
    $ónia

     
  • At 2:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Grande Confusão apenas existe um Queijo São Jorge que em nada tem haver com os queijos Ilha, pois o qQuiejo São jorge è uma Denominação de Origem Protegida, isto quer dizer que apenas pode ser fabricado na Ilha de S. Jorge e apartir de leite cru todos os outros queijos tem a sua marca

     

Enviar um comentário

<< Home