quinta-feira, fevereiro 09, 2006
Fotografias do João Brasil

A Fotografia é outra das grandes paixões.
Nisto sou um autodidacta, um curioso. Sem ter curso algum de Fotografia, vou experimentando várias soluções com as máquinas que há cá por casa. Ainda sou dos que preferem as analógicas, de rolo. De preferência reflex, mecânicas e com imensas possibilidades ao alcance da imaginação.
E gosto de ver as fotos que os outros tiram.
Desta vez, fica aqui a página da galeria do meu amigo João Brasil. No mesmo site podem ver-se fotos de vários fotógrafos. Vale a pena.
quarta-feira, fevereiro 08, 2006
Bernard Cornwell

.Há muitos anos atrás iniciei-me nas leituras dos contos deste senhor: Bernard Cornwell.
Comecei por ler as "Crónicas do Senhor da Guerra", uma trilogia que conta as aventuras do Rei Artur, nas batalhas contra os saxões. O primeiro livro é "O Rei do Inverno", o segundo é "O Inimigo de Deus" e o último é o "Excalibur". Li-os com avidez, como nunca tinha lido nada antes. A descrição das batalhas, o relato dos acontecimentos, a caracterização dos personagens e das suas vidas, toda a intriga política, os amores, os jogos de poder, os mistérios e o ambiente electrizante em todos os momentos da narrativa, tornaram-me fã deste escritor. As suas histórias são daquelas que se lêem duma assentada sem nos apercebermos do tempo que passa ou da fome que deixamos de sentir. E quando terminamos, sentimos um vazio imenso como se o nosso mundo fosse o que se passava dentro do livro. Nunca li nada tão empolgante.
Agora tenho outro em mãos: "O Último Reino", que relata a época em que os Vikings dominavam a costa inglesa. Depois desse é a vez da trilogia " Sharpe", que trata das invasões napoleónicas, com grande parte do enredo a passar-se em Portugal.
Para quem gosta de histórias de cavalaria com fundo histórico, não há melhor.